10 plataformas gratuitas para crianças aprenderem linguagens de programação

As linguagens de programação são uma parte importante do dia a dia de todos, mesmo que não seja perceptível. Desde o sistema operacional do caixa do supermercado até todo o gerenciamento do sistema de transporte público, existe código para fazer tudo funcionar. E, por causa desse papel de destaque, muitos pais estão começando a tentar fazer com que seus filhos comecem a praticar cedo para garantir que seus filhos tenham um futuro.

Abaixo segue lista de 10 plataformas gratuitas para colocar os filhotes no caminho da TI e deixá-los 'afiados' nas linguagens de programação.

 

1 - Code.Org

A Code.Org tem cursos para todas as idades, mas aqui focaremos em especial nos recomendados para as idades de 5 a 12 anos. Nessas aulas, o site ensina programação por blocos antes de seguir para o básico de JavaScript, HTML e CSS.

 

2- CodaKid

CodaKid é um site que tem o objetivo de ensinar programação para crianças a partir de exemplos de desenvolvimento de jogos simples e modificações para Minecraft. Como os alunos sempre estão com a mão na massa, o objetivo da página é criar experiências de estudo mais memoráveis, em vez dos exemplos comuns encontrados em outros endereços.

 

3 - CodeSpark Academy

Disponível através de um aplicativo próprio, o CodeSpark Academy é um premiado curso para crianças que utiliza uma interface atraente para ensinar a programação, tentando transforma o estudo em uma diversão.

Com a utilização de personagens adoráveis e desafios interessantes, a cada momento do curso as crianças aprendem tópicos básicos de programação, além de colocarem a mão na massa para criarem suas próprias histórias.

 

4 - Scratch

A Scratch, diferente dos exemplos anteriores, não é somente um curso, mas sim um pacote completo, que envolve até uma linguagem de programação própria que é utilizada no processo de ensino para que as crianças possam desenvolver histórias, jogos e animações.

Além disso, ela também conta com uma comunidade com fórum de perguntas bem moderado, o que permite que as crianças possam aprender e interagirem socialmente no tópico.

 

5 - Create & Learn

Create & Learn conta com aulas feitas por especialistas de grandes empresas de tecnologia do mundo. É uma plataforma que oferece vídeos introdutórios e gratuitos para linguagens de programação feitos especialmente para crianças a partir de 12 anos, com temas diversos, como aplicação de desenvolvimento em aplicativos mobile, robótica, jogos e muito mais.

Todo o cronograma de aulas foi feito por especialistas do Google, MIT e de Stanford.

 

6 - Bee-Bot

O aplicativo Bee-Bot utiliza uma simpática abelha para guiar as crianças nos básicos de programação. Além disso, as aulas são dinâmicas, ensinando conforme necessário como ações de programação podem afetar o software final.

 

7 - Bit Degree

Já mirando para um público um pouco mais velho, próximo da pré-adolescência, o Bit Degree oferece diferentes cursos que já começam a mostrar a programação como algo para a carreira dos usuários.

 

8 - Tynker

O Tynker é uma plataforma utilizada em milhares de escolas no mundo inteiro para ensinar crianças sobre programação. A ferramenta utiliza uma abordagem de história interativa, e conta com um currículo que vai progredindo os usuários gradualmente do básico para linguagens como Python.

 

9 - Coding with Kids

Coding with Kids já é uma página bem conhecida para ensinar crianças nos EUA, mas o projeto está se expandindo mundialmente, com o objetivo de ensinar o máximo de jovens possíveis essa importante função que cada vez mais ganha importância no mundo.

 

10 - Codemoji

O Codemoji é uma plataforma que, assim como o Tynker, é utilizada em escolas do mundo todo para ensinar linguagens de programação para crianças — mas com uma importante diferença: todo o processo é feito com o uso de emojis.

Isso é parte da filosofia da plataforma, que acredita que os problemas de sintaxe podem acabar afastando crianças da área, assim buscando com os emojis ensinar a estrutura para os jovens descobrirem se gostam ou não.

 

Fonte: https://canaltech.com.br/software/10-plataformas-gratuitas-para-criancas-aprenderem-linguagens-de-programacao-212051/

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso