Gestão financeira em tempos de Corona Vírus

O momento atual exige dos empreendedores um alto nível de controle sobre as suas finanças especialmente porque os eventos decorrentes da pandemia do coronavírus podem trazer inúmeras implicações para os negócios, tais como: a redução no movimento de clientes, a queda no faturamento, a impossibilidade do comparecimento de funcionários em seus postos de trabalho, a redução da produção, dentre outros.

 

Por isso, o gerenciamento das finanças tem de ser visto como uma obrigação do empresário, agora mais do que nunca.

 

No entanto, a realidade mostra que é muito comum empreendedores cometendo uma série de erros simples por uma falta de planejamento e análise financeira da sua empresa. Entre essas falhas cometidas pelos empresários, as mais comuns são:

 

Confusão entre o patrimônio individual e empresarial;

Falta de planejamento financeiro; e

Contração de dívidas sem a previsão de receitas.
 

É importante aproveitar esse momento para replanejar o destino da sua empresa. Caso não tenha um planejamento detalhado, que contemple todas as metas, objetivos e os planos de ação que devem ser desenvolvidos, proceda à elaboração do seu planejamento.

 

Como se preparar para superar momentos de crise?

 

1. Preveja o cenário


Primeiramente, faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa. Veja o quadro exemplificativo no final desse artigo.

 

2. Analise suas despesas


Observe que, ao se conhecer as despesas a serem pagas nos próximos meses, o empreendedor encontrará mais facilidade para definir as ações corretivas, priorizando as despesa com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação. No exemplo do quadro, as despesas relativas a aluguel e materiais para produção são as que mais impactam no negócio. 

 

3. Ajuste os gastos


Com uma possível redução no faturamento, o empreendedor deve ajustar suas despesas de acordo com essa situação, tomando as seguintes providências: 

 

Negocie com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos;


Se tiver dívidas com instituição financeira procure renegociar visando também aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago por mês ao seu faturamento;


Evite fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios. 
 

4. Busque formas alternativas de faturamento


O empreendedor pode também tomar providências para aumentar o seu faturamento, tais como: 

 

Fazendo promoção de produtos que estão há muito tempo em estoque;


Disponibilizar serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes;

 
Diversificar e ampliar as formas de pagamento;


Implementar estratégia de divulgação dos seus produtos por meio do marketing digital: facebook, whatsapp, instagram, etc. 
 

5. Atente ao Fluxo de Caixa


Realize a gestão do fluxo de caixa da empresa, considerando as receitas e despesas previstas para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos.

 

Quer saber mais sobre gestão financeira em tempos de corona vírus? Veja palestra gratuita clicando aqui

 

Fonte do artigo: Adaptado de Sebrae Nacional

Autor do Artigo -> Weniston Ricardo de Andrade Abreu

Link original do artigo -> Clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso