O que mostra o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonal é muito mais que um mero registro de números, é um espelho que reflete a saúde financeira de uma empresa.


Compreender o Balanço Patrimonial não apenas cumpre uma exigência contábil, mas também proporciona insights valiosos sobre a estabilidade e a viabilidade financeira de uma empresa.


O que é o Balanço Patrimonial?


O Balanço Patrimonial, ou balanço contábil, é a síntese quantitativa e qualitativa da posição financeira de uma entidade em uma data específica. Numa forma muito simples, significa uma foto da posição patrimonial de uma empresa em uma determinada data, geralmente 31 de dezembro.

 

Este relatório financeiro essencial transcende números, oferecendo uma análise abrangente dos ativos, investimentos, direitos e obrigações que compõem o panorama patrimonial de uma empresa.

 

Mais que um documento contábil, o Balanço Patrimonial é uma ferramenta estratégica. Essencial para analisar o comportamento financeiro, mapear o fluxo de recursos, fundamentar o planejamento estratégico e orientar o planejamento tributário. 

 

Decisões financeiras fundamentadas e apresentação atrativa a investidores são apenas algumas das facetas que tornam este relatório imprescindível para o sucesso empresarial. 

 

Diferenciando-se do balancete, que atende a períodos mais curtos, o Balanço Patrimonial é a linguagem clara e precisa dos números que impulsiona a inteligência financeira.

 

Quando e porque realizar o Balanço Patrimonial?


O balanço contábil, determinado pelo Código Civil, é uma exigência para a maioria das empresas. Ele destaca-se como uma das declarações financeiras mais essenciais, geralmente elaborada ao término de cada exercício social. 

 

O exercício social compreende o período de um ano completo, de janeiro a dezembro, e sua apresentação ocorre no ano subsequente, seguindo uma linha temporal similar à declaração do Imposto de Renda. Este deve ser concluído até o quarto mês após o encerramento de cada exercício.

 

Até maio do ano seguinte, todas as empresas, exceto as enquadradas no Simples Nacional, têm a responsabilidade de apresentar seu balanço do ano anterior.

 

Qual o objetivo do Balanço Patrimonial?


O documento visa fornecer uma visão abrangente e clara da posição financeira e patrimonial da empresa em uma data específica. 

 

Vai além da mera conformidade legal; é uma ferramenta estratégica para análise financeira detalhada. Ele destaca todos os ativos, investimentos, direitos e obrigações, proporcionando insights cruciais para:

 

Analisar o Desempenho Financeiro: Permite uma análise minuciosa do comportamento financeiro da empresa.

 

Mapear o Fluxo de Recursos: Revela como os recursos financeiros da empresa são utilizados e gerenciados ao longo do tempo.

 

Base para o Planejamento Estratégico: Serve como alicerce para a construção do planejamento estratégico, orientando as metas futuras.

 

Ferramenta para o Planejamento Tributário: Facilita a identificação de oportunidades para otimização fiscal, proporcionando uma visão clara dos tributos pagos.

 

Qual a Importância do Balanço Patrimonial?


A importância do balanço patrimonial transcende a conformidade legal; é uma ferramenta multifacetada para a gestão eficaz dos recursos da empresa. Sua relevância destaca-se em:

 

Decisões Financeiras Assertivas: Oferece a base necessária para decisões financeiras informadas e estratégicas.

 

Atração de Investidores: Apresenta a saúde financeira da empresa de forma clara e objetiva, sendo um fator determinante para potenciais investidores.

 

Assim, não apenas cumpre uma obrigação legal, mas é um aliado na busca pelo sucesso e estabilidade financeira da empresa.

 

Estrutura do Balanço Patrimonial


O balanço patrimonial, documento singular e obrigatório, segue um padrão definido por lei, não admitindo variações. Sua estrutura fundamental compreende três categorias de contas: ativos, passivos e patrimônio líquido. Vejamos cada uma delas de forma sucinta:

 

Ativo:
Circulante: Valores para operações de curto prazo.
Caixa e equivalentes de caixa;
Aplicações financeiras;
Contas a receber (até 12 meses);
Estoques;
Despesas antecipadas (até 12 meses);
Tributos a recuperar.
Não Circulante: Ativos de longo prazo.
Realizável a longo prazo;
Investimentos;
Imobilizado;
Intangível.

 

Passivo:
Circulante: Dívidas a serem liquidadas em até um ano.
Obrigações sociais e trabalhistas;
Obrigações com fornecedores;
Obrigações fiscais;
Empréstimos e financiamentos.
Não Circulante: Dívidas a serem liquidadas após um ano.

 

Patrimônio Líquido:
Representa os valores dos acionistas, quotistas e investidores, sendo composto pelo investimento inicial somado aos lucros reinvestidos.


Não há diferentes versões; segue-se um padrão único imposto por lei. A estrutura básica, com ativos, passivos e patrimônio líquido, é constante, sendo essencial para uma análise abrangente da saúde financeira da empresa.

 

Como elaborar um Balanço Patrimonial: 6 passos


Antes de adentrar no desenvolvimento do balanço patrimonial, é imperativo contar com um relatório contábil consolidado, que reúna todos os registros contábeis do período em análise. 

 

Este requer a prévia escrituração no Livro Diário, destinado a registrar todos os eventos financeiros, incluindo entradas e saídas.

 

Conforme as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tanto o Relatório Contábil quanto o registro dos fatos contábeis são mandatórios para todas as empresas, inclusive aquelas optantes pelo Simples Nacional (exceto MEI — Microempreendedores Individuais). 

 

Siga o passo a passo de como elaborar o Balanço Patrimonial:

 

Determine o período de análise 
Determine os valores dos ativos da empresa
Determine os valores dos passivos da empresa 
Levante o valor do Patrimônio Líquido 
Monte o Balanço Patrimonial

 

Faça outras análises e determine KPIs


1. Determine o Período de Análise:


O balanço patrimonial analisa um período específico, normalmente produzido a cada 12 meses, mas pode ser adaptado conforme as necessidades da empresa.

 

2. Determine os Valores dos Ativos da Empresa:


Mapeie bens e direitos, tanto a curto (ativo circulante) quanto a longo prazo (ativo não circulante). Some esses valores e inclua-os no relatório.

 

3. Determine os Valores dos Passivos da Empresa:


Some os valores dos passivos, como despesas recorrentes e dívidas. Estes também integram o cálculo do balanço contábil.

 

4. Levante o Valor do Patrimônio Líquido:


Calcule o patrimônio líquido com a fórmula simples: patrimônio líquido = ativos – passivos.

 

5. Monte o Balanço Patrimonial:


Organize o documento com dados da empresa no cabeçalho, ativos à esquerda, passivos e patrimônio líquido à direita, listando os valores de forma decrescente de liquidez.

 

6. Faça Outras Análises e Determine KPIs:


Além de verificar o equilíbrio entre passivos e ativos, explore métricas adicionais para uma compreensão mais profunda do desempenho da empresa. Exemplos de KPIs incluem Retorno Sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição por Cliente (CAC), EBITDA, Lifetime Value (LTV), Margem de Lucro e Ticket Médio, entre outros.

 

Qual a diferença entre balanço patrimonial e DRE?


Enquanto o Balanço Patrimonial apresenta a situação do patrimônio da empresa, considerando seus bens, direitos e obrigações, a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) destaca os resultados financeiros em determinado período. A DRE mostra se um negócio obteve lucro ou prejuízo, sendo elaborada com base na relação entre receitas e despesas.

 

 

 

Fonte: Adaptado de Blog da Omie

Link original do artigo -> clique aqui

 

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso