Como obter crédito mais facilmente com fintechs?

Acessibilidade ao crédito no Brasil não é algo fácil. Hoje, aproximadamente 30% dos brasileiros adultos são desbancarizados - o que gera impacto direto na solicitação de empréstimos.

 

Uma alternativa para os micro e pequenos negócios é solicitar crédito on-line via fintechs, que em geral é mais barato e menos burocrático do que nas instituições financeiras tradicionais. 

 

Mas, mesmo sem tantas exigências quanto a documentos e garantias, organização financeira e boa gestão são requisitos bem importantes para a aprovação do crédito, afirma Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

 

"Quando o empreendedor conhece bem os números da sua empresa, ele sabe quais são os passos que pode dar ou não. E essas ações corroboram a aprovação do crédito."

 

O principal erro, porém, é buscar crédito quando a empresa já está estrangulada - e pensar nessa solução para tapar buraco não é construtivo, segundo Ferreira. Por isso, a importância de manter as contas organizadas.

 

"O capital de giro, por exemplo, ajuda o negócio a garantir o estoque, fazer uma reforma, comprar um equipamento. Estamos falando de propósitos bem definidos para o valor do empréstimo. Todas essas ações tem por objetivo fazer a empresa crescer de alguma forma", destaca.  

 

A seguir, confira 5 dicas essenciais para que as MPEs tenham crédito aprovado sem maiores problemas: 

 

1. Faça a sua organização financeira -> Parece uma orientação simples de ser cumprida, mas é uma das mais importantes. Organizar as contas e planejar os gastos faz com que a empresa se mantenha confiável aos olhos do mercado.

 

2. Mantenha uma gestão empresarial consistente -> Aquilo que você faz repetidamente é o que a sua empresa é. Então, manter essa constância nas ações de planejamento é muito importante para fazer o negócio se manter escalável e saudável.

 

3. Tenha objetivos definidos e metas de crescimento -> Quando pensar em solicitar um empréstimo, é necessário analisar seus objetivos. Porém, mais do que isso, é preciso estabelecer metas claras. Ter esses dois pontos de forma bem pensada faz com que você não se perca nas contas da sua empresa e garanta bons resultados em vendas. Afinal, o crédito deve vir para somar e ajudar a crescer.

 

4. Acompanhe os resultados dos seus objetivos -> Não basta planejar e traçar metas: é preciso entender se seus objetivos estão sendo cumpridos. Para isso, faça uma análise constante do caminho a ser traçado, mostrando a  estabilidade do seu negócio, e reflete a credibilidade da sua empresa.

 

5. Não fique inadimplente -> Honrar os compromissos e pagar as contas devem ser palavras de ordem para a sua empresa, antes mesmo de solicitar um empréstimo. Ser um bom pagador é premissa básica para que o seu negócio seja visto como confiável aos olhos do mercado.

 

Quer saber quais são as fintechs de crédito? Segue abaixo a relação de algumas:

Banco Inter

Bizcapital

Creditas

Finpass

Geru

HB Capital

Lendico

Mova

Nexoos

Nubank

QI Tech

Rebel

 

Fonte: Adaptado de Diário do Comércio

Link original da matéria -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade