O que é NFT e como ganhar dinheiro com isso?

Os NFTs estão se tornando cada vez mais populares entre os investidores. Mas você sabe o que é NFT e como ganhar dinheiro com isso?

 

Basicamente, um NFT é algo com a característica de ser único. O fato de ser único e original, pode fazer com que ele se valorize e seja negociado por valores bem altos.

 

Sendo assim, é possível ganhar dinheiro ao criar algo único e vender. Também é possível ganhar dinheiro revendendo NFTs e por meio de jogos.

 

O que é NFT?

 

A sigla NFT significa Non-Fungible Token. Em português: token não-fungível. Em síntese, um token não fungível é um tipo de token criptográfico que representa algo único.

 

Isso significa que algo não-fungível não pode ser trocado por outro da mesma espécie. Por exemplo, uma obra de arte é única.

 

Em contrapartida, os itens fungíveis podem ser substituídos por outros da mesma espécie. Por exemplo, uma nota de R$ 100,00 pode ser trocada por duas notas de R$ 50,00 sem perder seu valor.

 

Ou seja, um NFT é diferente das criptomoedas. Afinal de contas, o Bitcoin, por exemplo, tem vários tokens utilitários ao passo em que os NFT não são mutuamente intercambiáveis.

 

A tecnologia de NFT funciona de forma similar a tecnologia de blockchain, que é a tecnologia por trás das criptomoedas.

 

Em resumo, a informação da titularidade é adicionada à rede e ela pode ser transferida quando o dono quiser. Assim como as criptos, as transferências de NFT também precisam ser aceitas e validadas pela maioria da rede.

 

Sendo que uma das formas mais comuns de criar NFT é usando o sistema da rede Ethereum. Por meio dela, você paga uma taxa e registra o seu item original.

 

Como criar um NFT?

 

Agora que você sabe o que é um NFT, talvez esteja se perguntando como ele é feito. Vou te explicar isso por meio de um exemplo. Vamos supor que você cria uma arte no seu computador.

 

Existem várias plataformas que atuam para transformar essa arte em uma NFT. Logo, você recorre a uma plataforma para transformar a sua arte em NFT.

 

Depois disso, você pode negociar essa NFT e quem sabe conseguir um bom dinheiro. Se sua arte fizer sucesso, é provável que algumas cópias apareçam na internet.

 

No entanto, o fato de ter cópias na internet não substitui o valor da arte original. Um exemplo disso é a Mona Lisa. Existem várias cópias na internet, mas a original mantém o seu valor.

 

Para garantir que uma arte é a original, é feito um contrato na blockchain que diz que esta é a arte original. Sendo que alguns exemplos de itens que podem ser NFTs são: fotos, vídeos, imagem, música e vários outros.

 

Como ganhar dinheiro?

 

A criação de um NFT pode até ser simples, mas não significa que você irá ganhar dinheiro com isso. Algumas obras formam vendidas por milhões, mas isso não garante que a sua será.

 

Da mesma forma, o fato de você comprar um NFT não garante que ele vai fazer ainda mais sucesso no futuro e que você poderá vendê-lo por um valor superior ao que você pagou na sua aquisição.

 

Além disso, existem NFTs que dão direto a participação em festas e eventos. Esse tipo de NFT tende a ter um valor maior. Enfim, as formas de ganhar dinheiro com NFT são:

 

1- Criando artes e vendendo: Se você é um artista, você pode criar artes digitais, transformar em NFT e vender.

 

Quanto mais pessoas gostarem das suas obras, maior sucesso os NFTs podem fazer e mais dinheiro você pode ganhar.

 

Além do dinheiro com a venda da arte, você pode ainda ganhar uma pequena porcentagem sempre que a obra for vendida para outra pessoa.

 

2- Revenda de NFTs: A segunda maneira de ganhar dinheiro com NFTs, é fazendo a revenda. Neste caso, o lucro vem da diferença entre o valor que você pagar e o valor que você vender.

 

Logo, é essencial que você compre NFTs que venham a se valorizar. As pessoas que entendem de obra de arte muitas vezes conseguem identificar os artistas que irão fazer muito sucesso e ganham bastante dinheiro com isso.

 

3- Jogos de NFT: Por fim, você pode ganhar ainda com os jogos de NFT. Em resumo, trata-se de jogos que mesclam a tecnologia de um item único com a ideia de jogar. Um exemplo disso, é o Axie Infinity.

 

Vale a pena comprar NFT?

 

O mercado de NFT é novo e está muito em alta. Com isso, muitas pessoas estão comprando NFTs sem saber o que de fato é um NFT e como este mercado funciona. Sendo que trata-se de um mercado muito especulativo.

 

Com tantas pessoas comprando sem saber do que se trata, muitas pessoas estão conseguindo ganhar dinheiro. Porém, vai chegar um momento em que as pessoas terão mais informação sobre o mercado.

 

Quando isso acontecer, aquilo que realmente vale dinheiro, vai continuar valendo. Mas outros NFTs vão perder valor. Isso vale tanto para NFTs de obras de arte e afins, quanto para NFTs de jogos.

 

 

 

 

Fonte: Adaptado do Portal Investidor Sardinha

Link original do artigo -> clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso