Filmes e séries sobre Finanças no Netflix

Nos últimos anos, a produção de audiovisuais com finalidade de ensinar ou informar sobre um determinado tema cresceu consideravelmente. Para aqueles que entendem pouco sobre finanças, essas produções podem ajudar a aprender um pouco mais sobre a área.

 

É importante entender mais do tema até mesmo para planejar as despesas de casa e as finanças do seu negócio. Também vale ressaltar que administrar o dinheiro não é um assunto dominado por grande parte da população brasileira, o que em parte explica o alto número de pessoas inadimplentes e sem controle financeiro. 

 

 

O catálogo de produções do Netflix pode te ajudar a planejar melhor suas finanças pessoais. A seguir, conheça nove filmes e séries sobre o assunto. Antes disso, é importante informar que a matéria NÃO CONTÉM SPOILER.

 

#1 Billions

 

A série de drama foi lançada em 2017 e é composta por quatro temporadas. A história tem como foco principal o conflito entre Boby Axelrod (Damian Lewis), que é um bilionário dono de uma empresa de investimentos, e Chuck Rhoades (Paul Giamatti), promotor de Nova York que investiga as movimentações do empresário.

 

Boby nasceu em uma família pobre e batalhou para tornar-se um influente gestor em Wall Street. A série aborda assuntos como mercado financeiro, finanças, poder e política, isso tudo com uma mistura de drama, ação e suspense.

 

#2 A Grande Aposta


Lançado em 2016, o filme se passa no ano de 2008, quando um guru de Wall Street nota que diversos empréstimos realizados para o mercado imobiliário estão em risco de inadimplência.

 

É nesse momento que quatro personagens do filme apostam contra o mercado aplicado um bilhão de dólares dos investidores.

 

Com a transação, os quatro homens ganham uma fortuna se aproveitando do colapso econômico dos Estados Unidos. Para quem não lembra, 2008 foi o ano em que o mundo passou por uma forte crise econômica.

 

#3 Girlboss

 

A série, uma comédia que estreou em 2017 e tem como tema central o empreendedorismo. A protagonista, Sophia (Britt Robertson), é uma jovem rebelde e anarquista que se recusa a crescer.

 

A história é inspirada em um best-seller. Sophia, que está falida, se encontra em um negócio de venda de roupa online e consegue se tornar uma empreendedora de sucesso.

 

É nesse momento que se iniciam as dificuldades e de ser chefe de si mesma.

 

#4 Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme

 

O filme, que estreou no Brasil em 2010, conta a história de Gordon Gekko (Michael Douglas). Após cumprir uma pena por fazer uso de uma informação privilegiada, o protagonista está fora do mundo que um dia chegou a comandar.

 

Com o objetivo de reparar o relacionamento com a filha, Gekko forja uma aliança com seu noivo, Jake.

 

Apesar de considerar Gordon uma figura paterna, Jake descobre que o ex-investidor ainda é um mestre das manipulações e nada o impedirá de alcançar seus objetivos.

 

#5 Mad Men


A história se passa em 1960 e retrata a rotina de uma grande agência publicitária. A série mostra como é a vida do diretor de criação da agência, Don Draper (Jon Hamm).

 

Durante os episódios são apontadas algumas lições sobre marketing para empreendedores.

 

Além de mostrar como as pessoas podem inovar e criar oportunidades nos negócios. A história também mostra as ambições, frustrações e disputa de poder dos personagens da série.

 

#6 A negociação


Robert Miller (Richard Gere) se envolve em um acidente automobilístico, às vésperas de vender sua empresa milionária, que acaba ocasionando a morte de uma pessoa.

 

Porém, para manter a imagem que construiu, ele esconde a responsabilidade que tem no caso assim como algumas fraudes que cometeu.

 

Mas, um investigador está disposto a descobrir o verdadeiro culpado, sabotando todos os planos de Robert.

 

#7 Suits


A série conta a história de Mike Ross (Patrick J. Adams), que abandonou a faculdade de Direito. Porém, mesmo assim, ele consegue uma entrevista com um dos melhores advogados de Manhattan, Harvey Specter (Gabriel Macht).

 

Mesmo sendo um advogado competente, Harvey aprende a ver os clientes de outra maneira. A série mostra a rotina de um grande escritório de advocacia, dando lições de liderança, negociação e trabalho em equipe.

 

#8 Trabalho interno


Lançado em 2010, o filme mostra a crise econômica mundial ocorrida em 2008. Matt Damon desponta em uma análise detalhada sobre os elementos que ocasionaram o colapso da crise.

 

Além de identificar as peças-chave do mundo financeiro e político. No filme é possível conhecer a história dos mercados financeiros dos Estados Unidos, China e Islândia, entre outros países.

 

#9 Narcos


A série se passa no final da década de 1970, quando Pablo Escobar (Wagner Moura) não é considerado mais apenas um traficante.

 

Nessa série, os aprendizados devem ser vistos de forma metafórica. Isso porque ela mostra as consequências psicológicas de ter um empreendimento de crescimento exponencial e arriscado.

 

Fonte: Adaptado de FinanceOne

Para acessar o artigo original clique aqui

 
Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso