Entenda o que é a mídia DOOH e como ela funciona
O DOOH é uma das principais tendências do marketing e da comunicação externa hoje. Trata-se das melhores mídias para atrair a atenção de uma audiência.
Por isso, empresas anunciantes e veículos de mídia cada vez mais apostam no potencial do DOOH.
Mesmo já tendo uma boa tração no mercado, conquistando um espaço considerável entre as diferentes formas de publicidade, o Digital Out Of Home tem muito a crescer. E isso quer dizer que pode beneficiar o seu negócio!
Dinamismo e flexibilidade para conquistar nichos específicos do mercado, fugindo da associação da marca à poluição visual da qual já estamos cansados, são os principais benefícios de investir em mídia DOOH.
Acompanhe e entenda como ele pode ser um aliado para a sua estratégia de Marketing.
O que são as mídias DOOH?
Mesmo que você ainda não entenda a fundo sobre o assunto, certamente, já bateu os olhos em alguma campanha de mídia DOOH. Em inglês, a sigla quer dizer Digital Out of Home, deixando clara a intenção de atuar em espaços públicos frequentados por uma alta quantidade de pessoas todos os dias. Isso inclui outdoors e painéis digitais, digital signage e menu boards digitais.
Esse tipo de metodologia funciona usando monitores de tecnologia elevada, sempre colocados em locais estratégicos. O intuito é fazer com que o público tenha acesso direto ao conteúdo, identificando uma necessidade de consumo, assimilando informações ou apenas aproveitando a mídia DOOH como entretenimento.
Entre os lugares que mais costumam ser pontos de inserções de campanhas DOOH, temos:
- pontos de ônibus;
- terminais rodoviários;
- aeroportos;
- supermercados;
- shoppings;
- lotéricas;
- academias;
- clínicas;
- laboratórios;
- vias de grande circulação.
Tomando um aeroporto como demonstração, enquanto espera a chegada do horário de abertura do seu portão de embarque, você pode ter uma série de pequenos incômodos. Sede, fome, cansaço, frio, calor… No entanto, talvez não tenha tomado a decisão de resolvê-los, simplesmente, porque aguardar a passagem do tempo parece mais cômodo.
E se, ao olhar para uma das diversas telas presentes no local, você der de cara com o anúncio de uma água gelada, quando sente sede? Ou com o cardápio de uma lancheria, quando está faminto?
É nesse tipo de abordagem que reside o poder das mídias DOOH, conceito que também se aplica a diferentes tipos de campanha. Na mesma tela no aeroporto, uma marca poderia investir na propagação de informações relevantes sem a promoção específica de um produto, buscando, sobretudo, fortalecer sua autoridade e reputação perante o público.
Quais são os principais benefícios desse tipo de mídia?
A inteligência e a eficiência são as grandes características das mídias DOOH. Vantagens, aliás, que resultam no alcance de vários outros benefícios para quem investe nesse modelo de campanha e busca a melhora da estratégia de marketing.
Os meios tradicionais de publicidade vêm caindo em constante desuso, pois o público está cansado de interrupções constantes em sua experiência. Enquanto assiste à TV ou ouve rádio, essa situação fica clara: basta trocar de emissora ou, simplesmente, desligar o aparelho.
Propagandas veiculadas em meios de massa, como ambos acima, de fato, atingem uma quantidade bem alta de pessoas. Mas será que os resultados na prática mostram o mesmo índice elevado? Já as campanhas DOOH têm foco mais certeiro, sem jamais usar a agressividade para ganhar espaço entre o público.
Para esclarecer os benefícios desse estilo de estratégia, trazemos uma lista dos principais:
- exibição dos conteúdos em alta qualidade nas telas;
- possibilidade de bons resultados a partir de investimentos reduzidos;
- interações atrativas para o público, que pode tocar no monitor e dar feedbacks, dependendo do modelo da campanha;
- flexibilidade e espontaneidade, readequando metodologias com base no andamento da estratégia;
- direcionamento específico para determinados nichos;
- sincronia entre internet, smartphones e redes sociais;
- alto potencial de atração;
- grande gama de formatos, fugindo de padrões estáticos de anúncio.
Voltando ao exemplo da tela no saguão do aeroporto: se ela compartilha um conteúdo de valor para as pessoas, sem interromper nenhuma experiência delas, não causa estresse ou poluição visual, verdade? De quebra, tende a ser muito mais bem recebida pelos viajantes do que uma entrega em massa de panfletos, que pegamos só por educação.
De que modo funcionam as mídias DOOH?
Ao dar uma olhada nos principais diferenciais das campanhas Digital Out of Home, você deve ter notado semelhanças com formatos tradicionais, como banners ou outdoors. Na verdade, a única coisa em que os dois modelos se parecem é o objetivo; de resto, nada.
Mídias DOOH permitem que o conteúdo veiculado consiga impactar todas as pessoas atingidas. É uma segmentação do material para garantir o maior nível de acerto possível, chegando a inúmeros estilos de público.
Ao contrário dos anúncios considerados ”estáticos”, como banners e outdoors, campanhas DOOH podem facilmente receber atualizações frequentes e em tempo real. Assim, a mensagem correta é mostrada para as pessoas certas, o que inclui horário e ambiente apropriado, por exemplo.
Esse modelo de conteúdo funciona, portanto, com base no estudo do público que frequenta determinados espaços. No entanto, é capaz de mostrar o andamento dos resultados de maneira instantânea, oportunizando a otimização de diversos aspectos do projeto.
Como criar uma campanha DOOH?
Precisamos ter uma ideia central sobre o conteúdos, pois sem conhecimento sobre todo o contexto da campanha, fica difícil ser eficiente. É justamente por esse motivo que a primeira etapa deve incluir a compreensão do cenário sob uma perspectiva ampla.
Tudo o que se absorve nos passos iniciais impacta de alguma forma as decisões futuras, e são essas decisões que distinguem o sucesso do fracasso na realização da campanha de mídia DOOH.
O principal especialista global no assunto, Keith Kelsen, autor do livro ”Unleashing the Power of Digital Signage: Content Strategies for the 5th Screen”, lista 10 dicas básicas, mas consideradas vitais por ele próprio:
- planejamento estratégico, escolhendo o tipo de rede;
- relevância do conteúdo, definida a partir de uma pesquisa;
- geração de materiais;
- programação da rede;
- seleção da tecnologia ideal;
- implantação em formato piloto;
- mensuração desse piloto;
- implantação da rede;
- mensuração dessa rede;
- aprimoramento contínuo baseado no monitoramento detalhado.
O tipo de rede, mencionado no primeiro passo, pode ser um ponto de espera (ônibus, metrôs, academias, elevadores etc.), um ponto de trânsito (terminais rodoviários, pontos de ônibus, aeroportos e outros) ou um ponto de vendas (sobretudo, o comércio em geral, com destaque para supermercados e afins).
Mesmo que diversas marcas façam o máximo esforço para entregar conteúdos nos três modelos de rede, o mais importante está na conformidade entre a mensagem e o público dessas redes. Daí, retorna-se à relevância de estudar o ambiente e as pessoas que o frequentam, desenvolvendo materiais de valor para elas.
Uma campanha pode ser excelente, entregando riqueza de conteúdos, mas se for veiculada para o nicho equivocado, pouco efeito terá. Aqui reside o grande segredo da criação de uma metodologia qualificada de mídia DOOH.
Qual é o impacto da mídia DOOH no dia a dia?
Gerando atenção e relevância, as telas estão muito presentes na vida das pessoas. O impacto de conteúdos veiculados nessas plataformas é, portanto, proporcional ao efeito das telas no cotidiano das sociedades modernas.
Em um cenário no qual o tempo ganha cada vez mais relevância por conta da própria escassez, campanhas DOOH têm um grande potencial de preencher lacunas de espera, por exemplo, com informações de valor.
Enquanto o elevador opera para levar alguém do térreo ao piso mais alto de um edifício, uma mídia desse formato pode deixá-lo por dentro das principais notícias do dia. Desde a oscilação do dólar até os resultados dos jogos de futebol da noite anterior, passando, até mesmo, por ofertas de produtos vendidos no prédio, tudo é informação e agrega valor.
Por que anunciar nessa mídia?
Em especial, porque o cenário global indica uma curva ascendente do formato DOOH para os próximos anos. Ou seja, marcar presença com conteúdos Digital Out of Home significa, também, estar alinhado a uma das grandes tendências do mercado moderno.
Investir nesse formato de campanha é ganhar corpo frente à concorrência, reforçando a credibilidade da marca e aumentando a chance de encontrar o cliente durante um momento-chave para a decisão de compra dele.
Fonte: Adaptado de: SimplyAds e Admooh.com