É o fim das lojas físicas? O varejo físico vai terminar com o fim da pandemia?

Com a diminuição da pandemia, volta do aquecimento de compras e retomada do comércio... o que esperar das lojas físicas?

 

Com a necessidade natural trazida pela pandemia, que fizeram com que consumidores fossem para o comercio on-line e o confinamento, a venda no varejo na América Latina diminuiu durante a pandemia, enquanto o e-commerce aumentou 54%, chegando a picos de 61% no Brasil*1.

 

O que podemos esperar dos próximos passos? 

 

Com as informações da pesquisa e a necessidade de decisão sobre investimentos é urgente!

 

De acordo com a pesquisa, 67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam. De fato, 82% gostam de comprar tanto online quanto em lojas físicas. Além disso, tudo parece indicar que, até 2025, o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, mas também representará quase a metade (39%) do crescimento total de suas vendas no varejo*2.

 

Mas essas previsões não significam a extinção das lojas físicas. Elas continuarão respondendo por 57% do crescimento e 82% das vendas totais até 2025. As lojas físicas não irão desaparecer, mas serão transformadas. E, nesse contexto, o futuro das lojas online está diretamente ligado ao omnichannel*2.

 

O varejo precisa (se, ainda não fez) ir para Omnichannel.

 

Montar uma plataforma que alinhe o físico e digital é uma necessidade para a manutenção do negócio. Não pense em um negócio separado: uma loja física e uma loja on-line, a empresa precisa pensar e agir com conexão entre os dois pontos. 

 

As lojas físicas seguirão ocupando um importante papel na jornada de compra, mas precisamos transformar esses locais em centros de experiência, um ambiente preparado para dar sensações e emoções aos nossos clientes, incluindo o digital.

 

Investir em tecnologia será fundamental para oferecer uma experiência de compra superior, na qual o cliente sinta que tem o poder de escolha.

 

A previsão do Euromonitor certamente ajudará a impulsionar a mudança: até 2025, os varejistas que seguem estratégia omnicanal crescerão mais que aqueles que se concentram exclusivamente em experiências online ou presenciais. Os dados relacionados ao Brasil mostram como é fundamental pensar em estratégias omnicanais.

 

No Brasil, até 2025 as estratégias omnichannel crescerão 30% e representarão 43% do aumento total das vendas*2.

 

Se você está no varejo, já é hora de agir em: 

 

1)   Tecnologia;

2)   Experiência de consumo no ponto de venda;

3)   Canal digital integrado a loja física (Omnichannel);

4)   Necessidade transformação digital.

 

Essas são as minhas sugestões ;-)

Fábio Guerra

 

 

 

Fonte:

1 - https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/

2 - Google / Euromonitor, “El futuro de retail 2021-2025”, Brasil, México, Argentina, Colombia, Chile, Perú. Fevereiro-Maio, 2021

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