Como saber o tempo de contribuição ao INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a disponibilizar no seu site www.meu.inss.gov.br, uma plataforma de consulta aos registros de emprego do trabalhador, bem como as contribuições já realizadas e o tempo necessário para pedir aposentadoria por idade ou tempo de contribuição.

 

Anteriormente a pessoa tinha acesso a um site de simulação, onde deveria preencher os períodos de contribuição manualmente, através de consulta nas carteiras de trabalho, para que depois fosse calculado o tempo total de contribuição. Agora, o sistema faz de forma automática.

 

Para ter acesso ao serviço, a pessoa terá que fazer um cadastro simples, informando nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Em seguida, será fornecida uma senha provisória, que pode ser alterada imediatamente, por outra de escolha pessoal.

 

Depois desse processo, a pessoa poderá conferir na tela todo o tempo de contribuição ao INSS, com detalhes, como o nome da empresa empregadora e o tempo trabalhado em anos, meses e dias. A calculadora também informa quantos pontos ele tem para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 – em que a soma de idade e do tempo de contribuição deve somar 85 (mulheres) ou 95 (homens) – para a aposentadoria integral.

 

Parece até ótimo demais, mas para testar eu fiz meu cadastro e minhas consultas, e realmente está importando os dados, inclusive no meu caso, com dois números de inscrição (PIS e NIT).

 

Então fica a dica: caso você queira consultar quanto tempo tem de contribuição ao INSS, ou ainda, quanto que falta para se aposentar, entre no site www.meu.inss.gov.br e se cadastre.

 

Fabio Nepomoceno - Consultor de Finanças

Adaptado de jornal O tempo - www.otempo.com.br

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso