Como está seu score de crédito?

O score de crédito é um instrumento utilizado por instituições financeiras com o objetivo de medir riscos de inadimplência do consumidor. É a partir disso que bancos, financeiras e empresas de cartão de crédito decidem liberar ou não crédito – ou financiamento – ao consumidor.


Pessoas que têm restrições no CPF por conta de uma dívida, por exemplo, tendem a ter score bastante baixo no mercado – ou uma pontuação baixa, que limita o acesso ao crédito. Quem tem bons hábitos financeiros, por outro lado, tende a ter um score positivo.


Além das informações de pagamento do consumidor, são levantados dados pessoais como idade, renda, estado civil, entre outros – que podem ajudar a aumentar ou diminuir o score, uma vez que o cálculo estatístico do sistema leva em conta todas estas informações.


O Score do Serasa varia de acordo com os hábitos financeiros de cada consumidor. A pontuação varia de 0 a 1.000 – de acordo com a análise de pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas, relacionamento financeiro com empresas e bancos e também de acordo com a atualização de dados cadastrais.


Basicamente existem 3 faixas de pontuação no score de crédito:


→ De 0 a 300 pontos: existe um alto risco de inadimplência;
→ De 300 a 700 pontos: risco médio de inadimplência;
→ Acima de 700: é a faixa onde existem os menores riscos de inadimplência.


Uma pontuação mais baixa no Score do Serasa indica maiores chances de inadimplência, enquanto uma pontuação mais alta sugere que o risco de não pagamento de contas em dia nos próximos 12 meses pelo consumidor é muito baixo. Quanto maior o score, portanto, maiores as chances de liberação de crédito e empréstimos com as melhores taxas.

 

Como consultar meu score?


Para consultar seu score, basta acessar o site do Serasa Consumidor (https://www.serasaconsumidor.com.br/) e fazer um breve cadastro gratuitamente. Com este cadastro em mãos, você consegue consultar seu score de maneira simples e fácil, a qualquer hora e a qualquer momento.


Desta forma você conseguirá monitorar seu score e verificar periodicamente se os seus hábitos financeiros estão saudáveis ou se precisam de melhorias.


Por que meu Score está baixo?

 

Um score baixo está diretamente ligado aos hábitos financeiros. Se você possui dívidas ou costuma atrasar pagamentos provavelmente terá uma pontuação bastante baixa. Já quem tem um bom planejamento financeiro, com as finanças organizadas, pagando as contas em dia e cuidando do endividamento, provavelmente terá um score de crédito saudável.


Verifique se os seus hábitos financeiros são positivos ou negativos para a saúde das suas finanças e, a partir desta análise, procure identificar o que pode ser melhorado no seu dia a dia para que seu score possa avançar ao longo do tempo.


É importante ressaltar que o score do Serasa pode ser um fator importante quando o assunto for decisões financeiras. Isso porque, a partir do momento que se entende os impactos dos maus hábitos financeiros no seu score e no acesso ao crédito, você tende a cuidar melhor do seu dinheiro e da sua pontuação enquanto bom pagador.

 

Como aumentar o Score?


Aumentar o score exige paciência, empenho e bons hábitos financeiros. Existem, no entanto, algumas práticas que podem ajudar você a alavancar o score do Serasa de maneira mais rápida e eficiente.

 

Pague suas dívidas


Pagar as dívidas é o primeiro passo que qualquer pessoa deve dar para aumentar o Score no Serasa e em outras empresas de análise financeira. Se você possui contas não pagas, cheques voltados sem fundo e outras dívidas, a primeira coisa que deve se fazer é quitar todas estas pendências.

 

Pague suas contas em dia


O segundo passo para aumentar seu score é pagar suas contas em dia. Contas de consumo, fatura do cartão de crédito e quaisquer outros compromissos financeiros devem ser pagos até a data de vencimento, a fim de que seu score não recue.

 

Mantenha seus dados atualizados

 

Atualizar seus dados na base do Serasa pode ser uma boa maneira de manter seu score sempre alto. Atualize seus endereços bancários, o endereço da sua residência e faça modificações sempre que necessário.


Desta forma, você conseguirá manter seus registros sempre atualizados no banco de dados do Serasa – o que deve reverter em maior pontuação para o seu nome.

 

Espero que seu score esteja no nível médio para alto, pois nunca sabemos quando precisaremos utilizar o crédito. E quando precisarmos, será necessário estarmos bem pontuados junto às instituições.

 

 

 

Fabio Nepomoceno - Consultor em Finanças

Fonte: Serasa e Organizze (Adaptado)

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso