BPO Fiscal: Poderá ser tendência no mundo pós-pandêmico

Assim como o resto do mundo, o Brasil está passando por um momento extremamente delicado, utilizando de medidas drásticas para conter a disseminação da COVID-19 e achatar a curva de contágio. No campo empresarial, líderes e gestores se deparam com uma incerteza absoluta sobre os próximos meses, fato que dificulta a adoção de medidas e até a tomada de decisões em prol da saúde do negócio. A tecnologia, por sua vez, mostra-se novamente uma aliada de valor, e um de seus braços mais relevantes no contexto atual se personifica através do BPO fiscal.

 

Mesmo com o cenário de imprevisibilidade, uma coisa é possível afirmar: quando tudo isso passar, e vai passar, as empresas terão que lidar com um quadro tributário ainda mais desafiador. Com uma quantidade elevada de obrigações postergadas, a exigência por um preparo fiscal capaz de suportar novas demandas será determinante para a estabilidade de qualquer organização.

 

BPO fiscal reorganiza e simplifica processos

 

Para os gestores, iniciar um planejamento estratégico imediato é o ponto de partida ideal para amenizar os impactos do vírus e a adoção do distanciamento social como política pública de saúde. Não é novidade o dinamismo imposto pela realidade tributária do país, que potencializado pela crise econômica instaurada, poderá colocar em risco o futuro de milhares de empresas. Uma gestão terceirizada para cuidar única e exclusivamente deste aspecto operacional, classificando e organizando dados de forma responsável e segura, não só sustentará um ambiente fiscal confiável, como aumentará exponencialmente a produtividade da companhia.

 

Na situação atual, novos prazos e pagamentos relacionados à conformidade fiscal foram implementados devido à fragilidade provocada pelo coronavírus. Com isso, a urgência por atualizar o calendário tributário deve passar por uma gestão mais focada. O BPO fiscal possibilita que o executivo deixe questões deste âmbito e readequações às regras para uma equipe especializada, enquanto poderá centralizar suas atenções em estratégias do seu negócio.

 

Um novo patamar de inteligência fiscal

 

Contar com uma empresa especializada para aplicar o BPO fiscal é ingressar em uma cultura sólida de Compliance, termo tão discutido e colocado em pauta nos últimos anos. Em tempos de adversidade, a regularidade fiscal e conformidade às normas vigentes faz a diferença para a continuação das tarefas e normalização de operações internas. Isso passa pela transformação de conteúdo e a alta disponibilidade de dados em aditivos de inteligência fiscal.

 

Soluções automatizadas, por sua vez, contribuem para a redução de custos e otimização de procedimentos previamente suscetíveis a falhas críticas. Também proporcionam, através de análises preditivas, projeções fidelizadas e em tempo real. Em resumo, investir em uma apuração de dados consolidada, sob a tutela de um departamento terceirizado em coerência com atualizações e o que há de mais eficaz no meio fiscal, é garantir que o futuro, apesar de incerto, ofereça mais espaço para crescimento e menos riscos para a saúde do negócio.

 

Adaptado de CIO from IDG

Autor do Artigo: Mauro Inagaki

Link original do artigo clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso