Ano novo, vida financeira nova!

Ano novo, vida financeira nova. Isso mesmo! Sua vida financeira merece ser renovada em 2020. A virada do ano é o início de um novo ciclo, cheio de novas oportunidades de fazer algo diferente e melhor.

 

Todo fim de ano é comum prometermos que iremos mudar, que iremos fazer dieta, que iremos arrumar um emprego etc, mas muitas vezes não fazemos nada para cumprir essas promessas. Porém, em 2020 você realmente precisa transformar sua vida!

 

Se você se estressou muito com as suas finanças em 2019 e decidiu que é hora de fazer diferente, aproveite esse artigo com as dicas de como você pode começar 2020 com o pé direito, no azul e com uma vida financeira nova.

 

Pense anualmente e não apenas mensalmente

 

Você já sabe (ou deveria saber) que precisa organizar a sua vida financeira mensalmente, colocando em aplicativos de controle financeiro, planilhas ou no velho caderninho a previsão das contas fixas, como aluguel, condomínio, financiamentos ou mensalidades escolares, por exemplo.

 

No entanto, o que poucas pessoas se lembram é que para criar um bom planejamento financeiro é necessário pensar nas suas finanças do ano inteiro, em vez de focar apenas nas contas mensais.

 

Gastos com férias, material escolar, viagem de carnaval, IPTU, IPVA e licenciamento do carro, também devem entrar no seu plano, de acordo com o mês em que vão ser pagas.

 

Que tal começar a planejar suas próximas férias, adicionando o valor das parcelas das passagens em planejamento mensal?

 

Quite suas dívidas

 

Antes de qualquer coisa, de pensar em qualquer compra, você precisa quitar suas dívidas. Se você não tem como pagar todas no momento, então entre em contato com as empresas credoras e explique sua situação perguntando qual a melhor saída.

 

Mesmo que eles não proponham um acordo interessante, saberão que você não está fugindo de suas responsabilidades.

 

Tente pagar suas dívidas aos poucos e fique sempre atento aos juros. Além disso, a não ser que sua dívida seja muito cara (cheque especial ou rotativo do cartão de crédito), evite pedir dinheiro emprestado, por mais que você queira se livrar dela logo, pois ao recorrer a empréstimos, você ainda terá uma dívida com quem lhe emprestou o dinheiro.

 

Se sua dívida for com o banco, você também pode ir diretamente a sua agência e conversar com o gerente. Ele provavelmente lhe dará algumas opções para sanar o débito. Avalie bem os juros do que lhe for sugerido e se vale a pena para seu orçamento.

 

Depois de quitar todas as suas dívidas, lembre-se de organizar melhor sua vida financeira para nunca mais ter que passar por isso.

 

Aprenda a se controlar

 

Você entra naquela sua loja preferida e quer comprar tudo. Mas é necessário ter auto controle. Em qualquer lugar que você for para fazer compras, você precisa se fazer três perguntas básicas: eu realmente preciso disso? Eu tenho dinheiro para comprar? Eu posso esperar para comprar depois? Seja consciente e pense bem antes de responder.

 

Até mesmo em supermercados você precisa usar essa tática. Tirando o básico da alimentação, os itens supérfluos você pode cortar do seu orçamento, como salgadinhos de pacote, por exemplo. Além de tornar sua alimentação mais saudável, você economizará um bom dinheiro.

 

Aproveite o décimo terceiro

 

Aproveitando que no fim de ano você recebeu seu décimo terceiro, use-o com sabedoria. Você pode utilizá-lo para ajudar a quitar suas dívidas, para comprar algum presente, mas não gaste todo!

 

Pegue uma parte de seu salário extra e guarde para investimentos ou pelo menos comece a montar sua reserva de emergências. É muito importante você ter consciência sobre seu dinheiro e necessidades para ter uma vida financeira nova em 2020.

 

Se beneficie dos descontos para pagamentos à vista

 

Muitos fornecedores e prestadores de serviço oferecem descontos para pagamento à vista. O mesmo ocorre com impostos e taxas burocráticas, como as do Detran.

 

Caso você tenha a quantia exata do valor, pense se não vale à pena pagar essas contas à vista em vez de parcelar, como se faz habitualmente. Você pode economizar bastante!

 

No caso das escolas e academias, na maioria das vezes o desconto é o oferecido na rematrícula, a quem faz o pagamento antes da virada do ano. Informe-se e saiba qual a melhor data para efetuar a matrícula para o ano seguinte.

 

Já no caso dos seguros residenciais e de automóveis, a dica é manter sempre o mesmo corretor. Desta forma ele poderá lhe oferecer descontos por “fidelidade” ou indicar planos com melhor custo-benefício. Contudo, não hesite em mudar se descobrir uma oportunidade melhor!

 

O começo do ano é um ótimo momento para repensar os planos e seguros contratados. De repente o plano assinado anos atrás não condiz mais com a sua situação atual.

 

Monte um fundo de emergência

 

Como citado em tópico anterior, é fundamental que você monte um fundo de emergência para possíveis imprevistos futuros, como um incidente com seu carro que o seguro não cobre.

 

Reúna o orçamento da sua família (se você mora sozinho, o montante será formado somente pelo seu salário) por mês e separe uma parte do dinheiro para o fundo de emergência.

 

Mas quanto você deve separar? Depende da sua estabilidade e capacidade de gerar dinheiro. Por exemplo: se você tem um emprego consolidado sem previsão de ser demitido, então economizar o valor equivalente a 6 meses de despesas já pode ser o suficiente. Para casos onde não há tanta estabilidade, o ideal é formar uma reserva que consiga manter o seu padrão de gastos por pelo menos 12 meses.

 

Veja esse outro artigo clicando aqui, para saber mais sobre reserva de emergência.

 

Datas festivas

 

Dê uma olhada no calendário de 2020 e veja quais são os feriados e datas comemorativas que exigem maiores gastos. Adicione esses gastos nos seus planejamentos mensais.

 

Já é hora de pensar no presente de dia das mães, de aniversário do casamento, nas festas de aniversário das crianças, entre outros.

 

Se o orçamento estiver apertado, repense se é necessário presentear a todos. Você não precisa se cobrar por isso. Por mais que você queira muito comprar um presente para um determinado membro da família no Natal, por exemplo, priorize os mais próximos.

 

Caso você opte por presentear apenas nos aniversários, terá uma distribuição das despesas e não uma concentração, que ocorreria se você decidisse presentear toda a família no Natal, como colocado anteriormente. Deixe os gastos maiores diluídos durante o ano.

 

Se você pretende viajar nos feriados, observe que quanto antes você comprar suas passagens, mais barato você pagará. Alguns meses antes da sua viagem faça pesquisas de preços e reserve passagens e hospedagem com empresas que oferecerem benefícios para a reserva antecipada.

 

Comprar um pacote de viagem (passagens + hospedagem) pode sair mais em conta do que comprar cada item separado. O segredo é pesquisar bastante e se você puder ir em fora de época, terá um custo reduzido.

 

Trace objetivos

 

Quais são os seus objetivos para o próximo ano? Reformar a casa, trocar os móveis e o carro?

 

Coloque no papel todos os seus objetivos, defina as prioridades e faça uma estimativa de valor. Com o valor em mãos você pode se organizar para economizar o dinheiro necessário para atingir cada um dos seus objetivos. Por exemplo: se a sua prioridade é trocar os móveis da casa, então o valor aproximado da conta é de R$ 4.000.

 

Olhe para a sua vida financeira. Não seria melhor fazer esse gasto antes do aniversário das crianças em outubro, por exemplo? Que tal se você guardar R$ 500 em cada um dos próximos meses para pagar a troca dos móveis? Ou, se achar o valor alto, pode reservar metade, e parcelar o restante.

 

Só fique atento se as parcelas dos móveis não vão sobrecarregar o seu orçamento do ano e se elas não possuem juros. Nunca parcele alguma compra se ela possuir juros. Sempre faça o melhor para o seu bolso.

 

Baixe um aplicativo de controle financeiro

 

Baixando um aplicativo de controle financeiro, você tem mais controle de seus gastos e pode ver se está gastando mais do que deveria e reorganizar seu orçamento.

Num artigo que foi postado tempos atrás, tem algumas dicas de orçamento e sugestão de alguns aplicativos. Clique aqui para ter acesso.

 

Aproveite também para ver outros artigos e matérias desse blog, tem muita informação útil para você.

 

Artigo adaptado de Mobills

Autor: Victor Leitão

Texto original do artigo, clique aqui

 

 

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso