8 filmes e documentários sobre o mercado financeiro

Estamos em meio a uma drástica mudança de rotina. Quem pode ficar em casa em tempos de quarentena precisa, mais do que nunca, manter a calma, criar um bom planejamento, otimizar a forma de trabalhar home-office, ter paciência e contar com a criatividade para as horas “livres”.

 

Além de estarmos atentos às notícias e flutuação do mercado para planejarmos nossos investimentos, é importante relaxar e para isso podemos assistir filmes e documentários nas horas livres. Na lista, tem drama, comédia e ação. Ou seja, tem indicação para todos os gostos. E não, não precisa ser expert em mercado para curtir as dicas, basta ser fã de um bom filme!

 

1. Trabalho Interno (Inside Job)

Dica do Bruno Panerai, Especialista em Investimentos da Warren

 

O documentário mostra os bastidores da grande crise financeira mundial de 2008. Dividido em cinco partes, ele conta como as mudanças no ambiente político e as práticas bancárias ajudaram a criar o estopim da recessão que atingiu o mercado global. 

 

“Para quem quer entender um pouco mais do que aconteceu em um dos períodos mais marcantes da sociedade moderna, vale muito a pena”, diz Panerai.

 

Inside Job ganhou o Oscar de melhor documentário em 2011, ano seguinte ao seu lançamento. Veja o trailer clicando aqui

 

2. Trocando as Bolas (Trading Places)

Dica do Tito Gusmão, CEO da Warren

 

Um corretor de commodities e um morador de rua. Os dois vivem de pequenos golpes, cada um em seu contexto. A vida deles muda quando dois corretores famosos em Wall Street os usam para apostar sobre qual é o fator que determina o sucesso de uma pessoa. Enquanto um acredita que é o genético, o outro aposta que seja o meio social. E então temos o início de uma comédia clássica da década de 1980, que impulsionou ao sucesso os atores Eddie Murphy e Dan Aykroyd. Veja o trailer clicando aqui 

 

3. A Fraude (Rogue Trader)

Dica do Felipe Beys, gerente de Relacionamento Warren Black

 

O filme de 1999 conta a história real de como um único colaborador foi capaz de decretar a falência do secular Banco Barrings, no Reino Unido. Na trama, Nick Leeson é enviado para Singapura, onde se aproveita do mercado e promove uma série de fraudes de alavancagem de riscos que levam ao fechamento das portas da instituição bancária, que era uma das mais tradicionais do mundo. 

“O filme ensina como o Compliance deve ser forte e duro em seus controles”, diz Beys. Veja o trailer clicando aqui

 

4. Becoming Warren Buffett

Dica da Daniela Audino, gerente Comercial da Warren

 

Como o megainvestidor e uma das pessoas mais ricas do mundo vive? Ele come junk food? Como ele cria as estratégias de investimento diante das crises? Isso e muito mais você vê no documentário produzido pela HBO. 

 

“O que eu mais gosto é que ele mostra a importância de ter foco, disciplina e conhecimento. Ele traz a percepção de uma relação com o dinheiro muito além da ótica de consumo. São aprendizados valiosos pensando em qualquer aspecto da vida”, analisa a Dani. Veja o trailer clicando aqui

 

5. À Procura da Felicidade

Dica do Léo Uller, gerente de Marketing da Warren For Business

 

A história de Chris Gardner ganhou os cinemas em 2007 e levou inspiração a milhões de pessoas pelo mundo. Com Will Smith no papel principal, o filme mostra como o foco e a determinação salvaram a vida de Gardner diante de inúmeros obstáculos impostos pelo mercado de trabalho americano. Com certeza, é um banho de positividade em tempos difíceis.

 “Recomendo porque é lindo e faz as pessoas pensarem em como não podemos desistir independente das adversidades”, afirma. Veja o trailer clicando aqui

 

6. Grande Demais Para Quebrar (Too Big To Fail)

Dica da Kelly Gusmão, CPO e Head de RH da Warren

 

A falência do Banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, é o tema central desse filme. A história mostra as tentativas do banqueiro Richard Fuld para salvar a instituição de fechar as portas, o que envolve uma série de conversas com o Congresso e o Tesouro americano. Veja o trailer clicando aqui

 

7. A grande aposta (The Big Short)

Dica da Raquel Saliba, especialista em Social Media da Warren

 

Christian Bale é dono de uma empresa que decide fazer uma aposta arriscada com o dinheiro do fundo que administra: ele acredita que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar, ao perceber que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. O que ele faz? Vai na contramão do mercado e investe mais de US $ 1 bilhão dos seus investidores. Veja o trailer clicando aqui

 

8. The Rise of Lowsumerism

Dica do Diego da Rocha, especialista em Finanças Pessoais da Warren

 

O minidocumentário de 10 minutos traz uma reflexão sobre o comportamento de consumo humano. Ele é o resultado de diversos estudos realizados pela Box1824, e da observação atenta de tudo o que acontece à nossa volta.

“Ele é ótimo porque é rápido o suficiente para trazer duas reflexões básicas: repensarmos a forma que consumimos e pensar em alternativas em momentos como esse que estamos vivendo”, diz Rocha.

 

Veja o minidocumentário clicando aqui

 

 

Fonte: Adaptado de Warren Blog

Por Raquel Saliba

Link original da matéria -> Clique aqui

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Conheça também nossos Termos de Uso